Curriculum Vitae e Portfólio
Portuguese English Spanish
Cadastre seu e-mail em nossa Newsletter e receba novidades e informações sobre o Instituto Brasil

Natureza Jurídica:Associação Civil de Consultores
CNPJ: 06.323.579/0001-00
I.E.: Isento
Inscrição Municipal: 4313
Data de Fundação: 5 de maio de 2003
Sede: o Rua Padre Serafim, 243 – Sala 802 – Bairro Centro – 36570-000 – Viçosa –Minas Gerais
 Cadastro na Comunidade Europeia / PADOR: BR-2011-CAM-1711038231
 Cadastro no Governo do Estado de Minas Gerais / CAGEC: Ativo
 Selecionado pela SEDINOR (Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais) para participar do PESI (Plano Estratégico de Inte gração do Norte e Nordeste de Minas Gerais) na área de Agricultura Familiar - 2014.
 Cadastro no Portal de Convênios do Governo Brasileiro (SICONV): Ativo
 Cadastro na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG): Ativo
 Cadastro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mi nas Gerais (CREA-MG) sob o número 058.342.
 Entidade credenciada como de Assistência Técnica e Extensão Rural sob o número 3863/11-2013 (Minas Gerais) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário
 Entidade credenciada como de Assistência Técnica e Extensão Rural sob o número 4878/03-2016(Amapá) pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário
 Entidade associada à Agência de Desenvolvimento de Viçosa (ADEVI)
 Entidade filiada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Viçosa (MG)
 Instituição residente no Parque Tecnológico (TecnoParq) do Centro Tecnológico de De senvolvimento Regional de Viçosa (CENTEV) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) (2015-2016)
 Site: www.institutobrasil.org
 Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 Telefone: (31) 2595-0025

FOCOS:
o Agricultura Familiar
o Educação
o Habitação Social
o Meio Ambiente
o Recuperação de Áreas Degradadas
o Assistência Técnica e Extensão Rural
o Energias Renováveis
o Economia Verde
o Gestão do Conhecimento / Transferência de Tecnologia e de Conhecimento
o Gestão Pública e Capacitação
o Gestão de Projetos, Contratos e Convênios
o Cultura
o Assistência Social

Entidades Conveniadas
o Faculdade Governador Ozanan Coelho (FAGOC)
o SEBRAE-Tec MG
o Gruppo di Volontariato Civile (GVC Itália)
o WSYA - World Summit Youth Award(Áustria)
o Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural S/A - EMPAER
o Agência de Desenvolvimento de Viçosa – ADEVI
o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Viçosa MG
o Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio – ABMR&A
o Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (AMAPI)
o Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA)
o Câmara de Comércio Brasil – Alemanha
o Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais (FETRAF)
o Instituto dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Estado de Mi nas Gerais (ITTAF-MG)
o IBIABIOCOOP (Cooperativa de Produtores Agropecuários, Biocombustíveis, de Industrialização e Comercialização da Agricultura Familiar LTDA.)

GESTÃO DE PROJETOS - EXPERIÊNCIAS
O INSTITUTO BRASIL encontra-se capacitado para a gestão de projetos nas áreas de Habitação e Assistência Social, Cultura, Agricultura Familiar, Gestão Ambiental e suas implicações, Turismo Rural, Saneamento Básico (urbano e rural), do Agronegócio focado em bioenergia, na agricultura familiar (crédito rural assistido) e com ênfase em ações vinculadas em comunidades rurais.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO
 Coordenação, em Minas Gerais, do Programa de Cadastramento de Usuários para Regularização de Usos na Bacia do Paraíba do Sul, da Agência Nacional de Águas (ANA), em trabalho de educação / conscientização e de mobilização de produtores rurais de 88 municípios da área mineira da Bacia do Rio Paraíba do Sul, envolvendo dois milhões de usuários e mais de mil empresas. Projeto desenvol vido em parceria com o Centro Brasileiro de Conservação da Natureza (CBCN).

COMUNICAÇÃO RURAL / EDUCAÇÃO / TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO
 Coordenação de projeto de comunicação rural com agricultores familiares de 111 municípios da Zona da Mata de Minas Gerais em ação contratada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

ASSISTÊNCIA TÉCNICA / TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO
 Convênio de assistência técnica com a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE) para a realização do Diagnóstico da Fruticultura no Norte de Minas com ênfase nas culturas do limão, das anonáceas e da banana.

 Convênio de assistência técnica com a COAGRO – Comércio de Produtos Agroindustriais e FlorestaisLtda. para a realização de trabalhos de desenvolvimento da cultura do pinhão manso na agricultura familiar no norte de Minas Gerais.

 Contrato de prestação de serviços com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica de Projeto de Desenvolvimen to Integrado das Cadeias de Produção de Óleo e Pecuária na Região Noroeste de Minas Gerais

EVENTOS AMBIENTAIS TÉCNICO-CIENTÍFICOS E CULTURAIS
 Convênio de prestação de serviços com a Fundação do Meio Ambiente (FEAM) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais, para a realização de evento focado na área de Saneamento e Contaminação do Solo em Postos de Combustíveis. Ao Ins tituto Brasil, além da organização do evento, coube a tarefa de gerir e contratar a equipe técnica (conferencistas).

 Cinco contratos consecutivos para prestação de serviços com a PETROBRÁS – Petróleo Brasileiro S.A. para a realização de eventos na área de gestão de resíduos urbanos e geração de energias alter nativas, biocombustíveis, agricultura familiar e sustentabilidade, com gestão de competências na constituição da programação oficial.

PROJETO CULTURA EM CAMPO – Aprovado dentro da Lei Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais para a captação de patrocínios (Protocolo 1410/001/2012), para ações de inclusão social em assentamentos da reforma agrária localizados na cidade de Ibiá (MG).

INTELIGÊNCIA COMPETITIVA
 Convênio assinado com a empresa IPLANUS – Engenharia e Sistemas, do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Viçosa, para prestação de serviços na área de diagnósticos e desenvol vimento de projetos de visibilidade com recursos oriundos do Programa PRIME da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) do Ministério de Ciência e Tecnologia junto a municípios do Vale do Rio Piranga (22 cidades) localizadas na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais (2010 – 2011).

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO
 Em fase de avaliação: projeto de educação ambiental vinculada à agricultura familiar da cidade de Rio Casca (MG), em ação conjunta com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Pi ranga (AMAPI) e com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Piranga (CBH Piranga).

BIOCOMBUSTÍVEIS / AGROECOLOGIA / TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO
 Implantação de 90 Unidades Técnicas de Demonstração e Observação (UTDs) nos pólos de produ ção de oleaginosas no Nordeste e Semi-Árido do Brasil com o objetivo de transferir e de difundir tecnologia e conhecimento, em sistemas de produção de mamona e girassol da Secretaria de Agri cultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Caixa Econômica Federal atendendo 4.000 agricultores familiares em sete estados brasileiros (2010 – 2012) ( http://www.institutobrasil.-com/utds/)

 Contrato de prestação de serviços com a PETROBRAS para a realização de 45 dias de campo e 20 ca pacitações na área de agricultura familiar e geração de biocombustíveis nos estados de Minas Ge rais, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Ceará (2011).

 Parceria com o Centro de Referência da Cadeia de Produção de Biocombustíveis da Universidade Federa de Viçosa (2011 – atual).

ASSENTAMENTOS / ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL COM FOCO EM AGROECOLOGIA
 Diagnóstico de aptidão agrícola em 31 assentamentos do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas Gerais em parceria com o Gruppo di Voluntariatto Civile (GVC), entidade italiana de apoio à agricul tura familiar, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Minas (FETRAF – MG) e o Instituto dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (ITTAF) de Minas Gerais (julho e agosto de 2011).

 Implantação, em 31 assentamentos do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas Gerais, do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiá, a IBIABIOCOOP (Cooperativa de Produtores Agropecuários, Biocombustíveis, de Industrialização e Comercialização da Agricultura Familiar LTDA.)e o Comitê Executivo do PROJETO AGRIFAM (1º de outubro de 2011 a 31 de março de 2012) (http://www.institutobrasil.com/pdrs/)

 FHIDRO – Sistema de Informação WEB para a Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus, em Minas Ge rais (não aprovada).

 FHIDRO – Sistema de Informação WEB para a Bacia Hidrográfica do Rio Suaçui, em Minas Gerais (não aprovada).

 Diagnóstico / Avaliação do Componente de Inclusão Produtiva da Agricultura Familiar no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (2012) Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Diagnóstico em 18 estados brasileiros envolvendo agricultores familiares, cooperativas e empresas detentoras do Selo Combustível Social.

BIOCOMBUSTÍVEIS / TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO
 Vencedor do Edital PROGRAMA ERA, da União Européia para a realização de diagnósticos em 50 ci dades do Grupo 2 do Ministério das Cidades, nos países do Brasil e da Argentina, na área de energia as renováveis (aprovado e em fase de implantação) (2012-2013) (http://www.programaera.eco.br/)

DIAGNÓSTICO NACIONAL / CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS / SEBRAE
 Vencedora do Edital 03/2913 relacionado ao convênio Confederação Nacional dos Municípios / SEBRAE 28/2012. Pesquisa quantitativa junto aos 5.568 municípios para levantamento das ações de desburocratização, compras públicas, apoio aos empreendedores individuais e do desempenho dos agentes de desenvolvimento para avaliar O esforço dos municípios para a implantação da Lei Geral da Microempresa. (2013-2015).

CONVÊNIOS E CONTRATOS NAS ÁREAS DE AGRICULTURA FAMILIAR E MEIO AMBIENTE A PARTIR DE 2014
 Convênio 813652/2014, celebrado com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA com o seguinte objeto: Assessorar tecnicamente e fortalecer a articulação da categoria da pesca artesanal e aquicultura, por meio do Conselho CIPAR/Baixo Sul, que engloba nove municípios do Território da Cidadania do Baixo Sul da Bahia.

 Convênio 815173/2014, celebrado com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA com o seguinte objeto: Capacitação Agrícola, Socioambiental E De Estímulo Às Práticas Associativistas Em Comunidades Tradicionais (Assentamentos em Ibiá, Minas Gerais).

 Contrato com a SEAPEC-RJ/BIRD de apoio a integração de iniciativas territoriais rurais para o desenvolvimento agropecuário e desenvolvimento cultural, social e cidadania nas microbacias, de maneira a garantir o prosseguimento da estratégia de cofinanciamento adotada pelo Projeto RIO RURAL junto aos beneficiários e demais instituições envolvidas na promoção do desenvolvimento rural sustentável. Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas – RIO RURAL / Banco Internacional de Desenvolvimento e Reconstrução (BIRD) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro. (2016 – Atual)

 Contrato 59.2016 com o Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM) - Contratação de pessoa jurídica para elaboração do Plano Estadual de Agricultura Familiar do Estado do Mato Grosso e realização de estudos sobre gargalos e recomendações para ampliar o acesso da AF a mercados institucionais em Mato Grosso. (2016 – 2017).

 Contrato 07.2017 com o Instituto de Pesquisas da Amazônia (IPAM) - Contratação de pessoa jurídica para o processo de construção do Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso, com ênfase no levantamento, análise, compilação e organização das propostas pré-existentes que comporão a Matriz de Eixos, Objetivos e Ações, e auxilio na relatoria dos Encontros Regionais e Estadual sob a coordenação do consultor responsável pela elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar de Mato Grosso (2017).

 Contrato com Energisa Mato Grosso do Sul Distribuidora de Energia (ENERGISA) para consultoria para estudos e viabilidade de supressão da vegetação na área sob influência da instalação da linha de transmissão LD 138 kV DOU Santa Cruz / Maxwell (2016 - atual).

 Implantação de seis (06) unidades demonstrativas de Sistemas Agroflorestais para o Fortalecimento da Agricultura Familiar em Associações Rurais em Brasília-DF – Projeto Técnico 027661/2016 SICONV – Emenda Parlamentar DF Deputado Augusto Carvalho (2016 – atual).

AÇÃO SOCIAL / PROTAGONISMO JUVENIL / PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS
 DE JOVEM PRÁ JOVEM: projeto de protagonismo juvenil com foco no combate às drogas. Primeiro lugar na Zona da Mata em edital da Subsecretaria de Combate às Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (http://de-jovem-pra-jovem.blogspot.com.br/)

AÇÃO SOCIAL / PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS

 Apoio à conferência “As Comunidades Terapêuticas no contexto das Políticas Públicas de Assistência ao Dependente Químico” – do Funcionamento, Filosofia, Metodologia de Trabalho e Características Estruturais a Tipos de Internação. Promoção: Associação Viçosense de Amor-Exigente. Dia 19 de setembro de 2013.

PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL - PTTS

O INSTITUTO BRASIL desenvolve serviços para os municípios em:

o Realização de Diagnósticos Socioeconômico e Cultural;

o Elaboração de Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS);

o Realização de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais e Avaliação

Pós-Ocupação, observando os regulamentos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para Projetos de Habitação de Interesse Social.

 Trabalhos Técnicos Sociais e assemelhados:
o Ações de articulação para a implantação do Programa Minha Casa Minha Vida Rural em cinco assentamentos (Miriam, Morro Alto, Quebra Anzol, Santo Antônio e Treze de Maio) no município de Ibiá (2012 - 2013) em parceria com a IBIABIOCOOP (Cooperativa de Produtores Agropecuários, Biocombustíveis, de Industrialização e Comercialização da Agricultura Familiar LTDA.) e com a FETRAF-MG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Minas Gerais) (Ação 8396 / INCRA);

o Ações de articulação, junto ao INCRA, para a reforma de 380 casas nos se guintes assentamentos da reforma agrária: Miriam, Morro Alto, Quebra An zol, Santo Antônio e Treze de Maio, na cidade de Ibiá - MG (2013);

o Ações de articulação administrativa para a implantação do Projeto de Trabalho Técnico Social dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, na cidade de Catas Altas da Noruega - MG, em parceria com a empresa Flora Verde Consultoria e Participações (2013 - 2014).

 Atividades Realizadas:
o Elaboração de Projetos Sociais;
o Acompanhamento social dos beneficiários com unidades habitacionais;
o Articulação intersetorial e parcerias;
o Identificação de perfil socioeconômico;
o Realização de palestras, oficinas e de cursos profissionalizantes para os beneficiá rios.

ÁREAS DE CONSULTORIAS, DIAGNÓSTICOS, CURSOS e TREINAMENTOS
o Agricultura Familiar
o Educação
o Gestão Pública e Capacitações
o Habitação Social
o Auditorias em Contratos Públicos e Prestação de Contas
o Bioenergia /Produção Vegetal
o Energias Renováveis
o Biocombustíveis
o Difusão de Tecnologia na Agricultura Familiar
o Assistência Social
o Turismo Rural
o Resíduos Urbanos e Agrícolas
o Recursos Hídricos
o Saneamento Básico
o Educação Ambiental
o Desenvolvimento Rural Sustentável
o Associativismo
o Inclusão Digital
o Gestão e Financiamento de Projetos Culturais
o Marketing Político
o Marketing Institucional e Público
o Planejamento Estratégico de Comunicação

 REFERÊNCIAS
o DEPARTAMENTO DE GERAÇÃO DE AGREGAÇÃO DE VALOR E RENDA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
o ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DE MINAS GERAIS – AMM
o ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO VALE DO PIRANGA – AMAPI
o INSTITUTO AÇÃO VERDE / FIEMT (Mato Grosso)
o CÂMARA DE COMÉRCIO BRASIL – ALEMANHA
o PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DOS FERROS
o PREFEITURA MUNICIPAL DE TEIXEIRAS
o PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GERALDO
o PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ
o PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTE NOVA
o PREFEITURA MUNICIPAL DE IBIÁ
o PREFEITURA MUNICIPAL DE ORATÓRIOS
o PREFEITURA MUNICIPAL DE RAUL SOARES
o PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARACIABA
o IBIABIOCOOP (Cooperativa de Produtores Agropecuários, Biocombustíveis, de Industrialização e Comercialização da Agricultura Familiar LTDA.)
o FETRAF-MG
o ASSOCIAÇÃO DOS AGRICULTORES DO ASSENTAMENTO DE MORRO ALTO /IBIÁ
o CENTRO DE REFERÊNCIA DA CADEIA DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
o GRUPPO DI VOLONTARIATO CIVILE – GVC
o SECRETARIA DE ESTADO DE DEFESA SOCIAL DE MINAS GERAIS
o SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS

 PESQUISAS E DIAGNÓSTICOS REALIZADOS
o O Instituto Brasil realizou mais de 2.600 diagnósticos de opinião pública em diversas cidades mineiras, com maior ênfase nas regiões do Vale do Piranga, Zona da Mata Norte e Alto Caparaó (2004 – atual).
o Diagnóstico do relacionamento classe médica x cidadão no município de Vi çosa, Minas Gerais, juntamente com a Associação Médica de Viçosa (2008).
o Diagnóstico da competitividade da cadeia de produção de banana, limão e anonáceas no norte de Minas Gerais (2006).
o Diagnóstico de Fruticultura no norte de Minas Gerais (ação em parceria com
a FAEMG e EPAMIG / Norte de Minas)(2009)
o Diagnóstico do potencial de cultura da macaúba em Lima Duarte (MG), em parceria com a empresa Entaban Ecoenergéticas Ltda.(2008)
o Diagnóstico da situação dos assentados nos municípios de Ibiá e de Prata, em Minas Gerais, com vistas ao desenvolvimento de um Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS)
o Diagnóstico do potencial de geração de energias alternativas em 40 municípios de cinco estados brasileiros e de 10 municípios em quatro províncias do norte da Argentina (em andamento).
o Diagnóstico do fator de inclusão social e econômico do Selo Combustível Social da secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (2012-2013) em 18 estados da Federação.
o Diagnóstico e Pesquisa quantitativa junto aos 5.568 municípios para levantamento das ações de desburocratização, compras públicas, apoio aos empreendedores individuais e do desempenho dos agentes de desenvolvimento para avaliar O esforço dos municípios para a implantação da Lei Geral da Microempresa. Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e SEBRAE Nacional (2013-2015).

 PUBLICAÇÕES
o REVISTA IMAGEM VERDE – Meio Ambiente, Agricultura Familiar e Energias Renováveis. Circulação nacional. Distribuição gratuita

o GUIA ESTAÇÃO VIÇOSA – Guia de Cultura, turismo, patrimônio histórico e variedade. Oito edições produzidas e lançadas em todo o Estado de Minas Gerais

o Diagnóstico de Fruticultura no norte de Minas Gerais (ação em parceria com a ABANORTE e EPAMIG / Norte de Minas)

o GUIA VALE DO PIRANGA 2009-2010 – Guia turístico e histórico mostrando as belezas naturais e locais de sete cidades do Vale do Piranga.

o CARTILHA DE NORMAS SANITÁRIAS, AMBIENTAIS e FISCAIS PARA EM PREENDIMENTOS PRODUTIVOS COMUNITÁRIOS (2007), em parceria com o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

o ANAIS DO III SIMPÓSIO BRASILEIRO DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL: TECNOLOGIAS LIMPAS E AGROENERGIA – realizado de 22 a 25 de setembro de 2011, na Universidade Federal de Viçosa.

o ANAIS DO II SEMINÁRIO DO AGRONEGÓCIO “MÍDIA E MARKETING” E DO XVI SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICA ECONÔMICA: COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO EM MERCADOS GLOBALIZADOS – realizado dias 22 e 23 de setembro de 2004, na Universidade Federal de Viçosa

o ANAIS DO IV SEMINÁRIO INTERNAICONAL DO AGRONEGÓCIO: BIOENER GIA E MERCADO DE CARBONO– realizado em 2005, na Universidade Federal de Viçosa.

o CARTILHA CULTIVO DA MAMONA – Editada para atender aos 45 dias de campo e 20 cursos de capacitação do PROJETO UTDS / IBRASIL / MDA / CAI XA. (2010 – 2011)

o ANAIS DO II SIMPÓSIO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS – evento realizado de 12 a 14 de novembro de 2012, na Universidade Federal de Viçosa.

o RELATÓRIOS DO POTENCIAL DE ENERGIA RENOVÁVEL DE 40 CIDADES DE SEIS ESTADOS BRASILEIROS E DE 11 CIDADES DE QUATRO PROVÍNCIAS AR GENTINAS.

o CARTILHA “BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE PIMENTA” – Editada para atender a curso ministrado em junho de 2013 na sede da IBIABIOCOOP (Coo perativa de Produtores Agropecuários, Biocombustíveis, de Industrialização e Comercialização da Agricultura Familiar LTDA.), em Ibiá (MG).

 AÇÕES CULTURAIS
o PROJETO CULTURA EM CAMPO 2013 – Aprovado dentro da Lei Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais para a captação de patrocínios (Protocolo 1410/001/2012), para ações de inclusão social em assentamentos da reforma agrária, localizados na cidade de Ibiá (MG).

 EVENTOS DE CAPACITAÇÃO POLÍTICA
o I Seminário de Comunicação e Marketing para Agentes Públicos Municipais (Ponte Nova - MG, 2003);
o Imagem e comunicação em campanhas eleitorais (Guiricema, São Geraldo, Visconde do Rio Branco, Raul Soares e Ponte Nova, Minas Gerais, 2004);
o II Seminário Regional de Marketing Político (Viçosa - MG, 2005);
o III Seminário Regional de Marketing Político (Ponte Nova - MG, 2007);
o IV Seminário Regional de Marketing Político (Piranga - MG, 2008)
o V Seminário Regional de Marketing Político (Conselheiro Lafayette - MG, 2008)
o I Fórum Nacional sobre Eleições Municipais (Belo Horizonte - MG, 2008), em parceria com a JN&C Advogados Associados, Associação Mineira de Municípios e Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

 PRINCIPAIS TRABALHOS DE CONSULTORIAS REGIONAIS DESENVOLVIDOS (RESUMO)
o Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE)– Vinculada à Universidade Federal de Viçosa. Desenvolvimento da nova logomarca, criação do Manual de Apli cação; reposicionamento da imagem institucional da Fundação e desenvolvimento de Projeto de Comunicação e Marketing, atualmente em uso (2002);

o MBA em Gestão do Agronegócio DER/UFV – Trabalhos de marketing e de assessoria de imprensa buscando a ampliação da visibilidade institucional com o objetivo de atrair pós-graduandos de diversas empresas do País.

o MICROVET – Desenvolvimento de Plano Estratégico de Marketing buscando a ampliação da visibilidade corporativa da empresa em nível nacional (2003);

o Sociedade de Investigações Florestais (SIF) – Vinculada ao Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Desenvolvimento de nova logomarca, criação do Manual de Aplicação, reposicionamento da imagem e desenvolvimento de Projeto Estratégico de Comunicação e Marketing.

 EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Principais trabalhos de treinamento e capacitação
o Capacitação e Treinamento dos Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Nova Lima (MG).
o Capacitação de Agentes Públicos para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Nova Lima (MG)
o Capacitação de Agentes Públicos na área de Turismo Rural
o Capacitação de 400 técnicos agrícolas e agricultores familiares em sete Estados brasileiros dentro do PROJETO UTDS (2010 – 2012).
o Capacitação de 4.000 agricultores familiares no plantio de oleaginosas (mamona e girassol) para produção de biocombustíveis em sete Estados do Brasil (2010 – 2012) em parceria com as secretarias de estado e municipais de agricultura, sistema ATER, Petrobras Biocombustíveis e Projeto Pólos. A ênfa-se foi dada em agroecologia, especialmente nos trabalhos, cursos e capacita ções realizadas nos Estados do Ceará e da Bahia.

 OUTRAS CAPACITAÇÕES: Principais trabalhos de treinamento e capacitação
o Capacitação de Agentes Públicos em Planejamento Estratégico de Eventos Institucionais (Vale do Piranga)
o Capacitação de Agentes Públicos para Captação de Recursos vinculados à Cultura (Vale do Piranga)
o Capacitação de Agentes Públicos na área de Relacionamento com o Cidadão
o Curso Funcionalidades do SICONV a partir de 2012, realizado dias 26 e 27 de abril de 2012, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (AMAPI).

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS COM ÊNFASE AMBIENTAL  (RESUMO A PARTIR DE 2004)
o SIF 30 anos (UFV, 2004);
o I Seminário de Comunicação Corporativa (SIF/UFV, 2002);
o II Seminário de Comunicação Corporativa (SIF/UFV, 2003);
o III Seminário de Comunicação Corporativa (SIF/UFV, 2004)
o I Seminário Universidade – Empresa: Negociações Estratégicas (UFV/CREA, 2003);
o I Seminário de Mídia e Marketing no Agronegócio (UFV, 2003);
o II Seminário de Mídia e Marketing: O Agronegócio Brasileiro em Mercados Globalizados (UFV, 2004);
o III Seminário do Agronegócio: Financiamento e Marketing (UFV, 2005);
o I Seminário “Perspectivas do Agronegócio Brasileiro” (Patos de Minas, 2004);
o I Seminário de Negociações Estratégicas – AGRINVEST (Montes Claros, 2005);
o I Seminário do Meio Ambiente (UFV, 2004).
o II Encontro de Prefeitos e I Seminário Estratégico de Desenvolvimento (UFV, 2005);
o I Simpósio Bioma Mata Atlântica (CBCN, 2005, UFV);
o I Simpósio Nacional dos Biomas Costeiros e Marinhos do Brasil (CBCN, 2006, Salvador)
o II Seminário de Negociações Estratégicas – AGRINVEST (31 de agosto e 1º de setembro de 2006, em Montes Claros).
o IV Seminário Internacional do Agronegócio: BIOENERGIA e MERCADO DE CARBONO (9 e 10 de novembro de 2006, na Universidade Federal de Viçosa).
o I Seminário Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos (28 e 29 de maio de 2007, em Belo Horizonte);
o II Seminário Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos: Novas Perspectivas para a Região Nordeste (Natal – RN);
o III Seminário nacional de Resíduos Sólidos Urbanos: Saneamento Básico e Responsabilidade Socioambiental (2008 - CREA-MG – Belo Horizonte)
o I Fórum Nacional sobre Eleições Municipais (2008 – Belo Horizonte – MG)
o IV Seminário nacional de Gestão de Resíduos: Sustentabilidade Energética (2009 – Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – MG)
o 7º Congresso Brasileiro de Agroinformática (2009 – Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – MG)
o AMBIENTAL 2010: Sustentabilidade Empresarial e Governamental no Brasil: Modelos e Tendências (2010 – Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – MG)
o III Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável: Tecnologias Limpas e Agroenergia (2011 – Universidade Federal de Viçosa – Viçosa – MG)
o AMBIENTAL 2012 (2012 – Auditório do Ministério Público – Cuiabá – Mato Grosso)
o AMBIENTAL 2013 (2013 – Hotel Plaza São Raphael – Porto Alegre – Rio Grande do Sul), em parceria com a Federação das Associações Microrregionais do Rio Grande do Sul (FAMURS).

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS REALIZADOS EM 2007
o III Seminário Regional de Marketing Político – Campanhas Políticas: como e quando começar? (14 de setembro de 2007, sede da Associação dos Municípios do Vale do Piranga / AMAPI, em Ponte Nova);
o I Seminário Mineiro de Turismo Rural na Agricultura Familiar (25 e 26 de ou tubro de 2007, em Belo Horizonte).
o V Seminário Internacional do Agronegócio (novembro de 2007, na UFV);
o II Seminário Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos: Novas Perspectivas para a Região Nordeste(29 e 30 de novembro de 2007, Natal, Rio Grande do Norte);
o I Seminário de Gestão de Riscos Ambientais: Contaminação e sanidade ambi ental em postos de combustíveis (6 e 7 de dezembro de 2007, Belo Horizonte, Minas Gerais);
o IV Seminário Regional de Marketing Político (23 de fevereiro de 2008, Piran ga, Minas Gerais)

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS REALIZADOS EM 2008
o I Fórum Nacional sobre Eleições Municipais(Belo Horizonte, MG) – 16 e 17 de abril de 2008
o V Seminário Regional de Marketing Político: Eleições 2008 (Ponte Nova, MG)
o III Seminário Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos : Saneamento Básico e Responsabilidade Socioambiental(Belo Horizonte, MG) – 23 e 24 de setembro de 2008.

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS REALIZADOS EM 2009
o IV Seminário Nacional de Gestão de Resíduos e o I Workshop Internacional de Sustentabilidade Energética: Tecnologias Ambientais: Energia Renovável a partir de Biomassa e Resíduos Agrícolas– dias 27 e 28 de agosto de 2009, no auditório do Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa.
o VII Congresso Brasileiro de Agroinformática– dias 21 a 25 de setembro de 2009, no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino na Universidade Federal de Viçosa.

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS REALIZADOS EM 2010
o AMBIENTAL 2010: Responsabilidade Sócio-Ambiental das Empresas do Agronegócio Brasileiro – dias 14 a 16 de abril de 2010, no auditório do Departamento de En genharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa. Relatório em www.institutobrasil.com/ambiental2010

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS REALIZADOS EM 2011
o III SIMBRAS – Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável com a temática Tecnologias Limpas e Agroenergia,realizado de 22 a 24 de setembro de 2011, no Espaço Cultural Fernando Sabino, na Universidade Federal de Viçosa. Site: www.-simbras-as.com.br

o I Seminário Mineiro de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, realizado dias 1º e 2 de dezembro de 2011, na cidade de Ibiá (MG), voltado para assentamentos de Uberaba, Prata e Ibiá (http://www.institutobrasil.com/pdrs/seminario-mineiro.php).

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS REALIZADOS EM 2012
o AMBIENTAL 2012 – I Seminário Internacional sobre Economia Verde: Bens e Serviços Ecossistêmicos e Compensação Financeira. Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso (FIEMT), dias 23 e 24 de maio de 2012. (http://www.institutobrasil.com/ambiental2012/)

o I Seminário Internacional de Agricultura Familiar, Segurança Alimentar e Econo mia Verde. Local: Ibiá (MG) dias 15 e 16 de junho de 2012, em parceria com a GVC.

 EVENTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS REALIZADOS EM 2013
o AMBIENTAL 2013 – Energias Renováveis e Inclusão Energética em Municípios de Pequeno Porte. Local: Salão de Eventos do Plaza São Rafael em Porto Alegre (RS), dias 6 e 7 de novembro de 2013 (http://www.institutobrasil.com/ambiental2013/).

 REVISTA IMAGEM VERDE
Publicada trimestralmente e com elevada qualidade gráfica e de conteúdo, a Revista Imagem Verde é distribuída gratuitamente para todo o público de relacionamento institucional. Possui seu foco editorial no tripé Agricultura Familiar, Energias Renováveis e Meio Ambiente.

  PARCEIROS DE ATER
A fim de facilitar a identificação, iremos relacionar os parceiros das ações desencadeadas nos sete estados brasileiros, com ênfase no PROJETO UTDS e os 45 dias de campo e 20 capacitações progra madas (2010-2012):

Minas Gerais
 Cooperativa Agropecuária Jaíba Ltda
 EMATER – MG
 EPAMIG
 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
 UNIMONTES
 Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Fazenda Santa Maria – (COOPERSAM)
 Cooperativa de Produtores Agropecuários, Biocombustíveis, de Industrialização e Comerci alização da Agricultura Familiar LTDA. (IBIABIOCOOP)
 Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Minas Gerais (FETRAFMG)
 Instituto dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Estado de Minas Gerais (ITTAF-MG)
 Gruppo di Voluntariato Civile (GVC)
 Comitê Executivo do PROJETO AGRIFAM
 Cooperativa Plural
 Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Piranga (AMAPI)
 Prefeitura Municipal de São Pedro dos Ferros
 Prefeitura Municipal de São Geraldo
 I Planus – Engenharia e Sistemas Ltda.
 Grupo INTEC de Gestão Ambiental

Bahia
 Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (COOPAF)
 Cooperativa de Trabalho do Estado da Bahia (COPEBA)
 Cooperativa Regional da Reforma Agrária da Chapada Diamentina Ltda. (COOPRACD)
 Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Irecê (COPIRECE)
 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA ALGODÃO)
 Cooperativa da Agricultura Familiar do Território de Irecê (COOAFTI)
 Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA)
 Cooperativa dos Trabalhadores Rurais da Região de Olindina Resp Ltda (COOPERO)
 Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas Resp Ltda. (COOPERA)
 Prefeitura Municipal de São Gabriel
 Prefeitura Municipal de Lapão
 Prefeitura Municipal de Central
 Prefeitura Municipal de Ibititá
 Cooperativa Plural

Ceará
 Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará
 PETROBRAS Biocombustíveis
 Federação dos Agricultores Familiares do Estado do Ceará (FETRACE)
 Instituto AGROPOLOS
 COPASAT – Agricultura e Pecuária / Assessoria e Pesquisa Ltda.
 COPTRACE
 Cooperativa Cearense de Prestação de Serviços e Assistência Técnica Ltda (COCEPAT)
 Secretarias Municipais de Agricultura
 Sindicato Rural dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
 Cooperativa Plural

Pernambuco
 Instituto Agronômico de Pesquisa (IPA)
 Secretaria Municipal de Agricultura de Buíque
 Secretaria Municipal de Agricultura de Arcoverde
 Secretaria Municipal de Agricultura de Pesqueira
 STTRS Pólo Agreste
 Centro Diocesano de Pesqueira (CEDAPP)
 Igreja de Poção

Onde Estamos

Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e de Gestão
Estratégica de Competências

Rua Padre Serafim, 243 – Bairro Centro – Viçosa – Minas Gerais
CEP: 36570-000 - Telefax: (31) 2595-0025 / 2595-0050
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.