GESTÃO PÚBLICA
Portuguese English Spanish
Cadastre seu e-mail em nossa Newsletter e receba novidades e informações sobre o Instituto Brasil

Gestão Pública

Como área de conhecimento dedicado ao estudo das atividades relacionadas à gerência de instituições públicas, a Gestão Pública é o instrumento propulsor para o desenvolvimento eficiente e eficaz de uma Administração Municipal. No entanto, para que haja eficiência na gestão administrativa de um município, a Gestão Púbica deve atuar de forma a atender os interesses públicos, garantindo qualidade nos serviços desenvolvidos em prol do desenvolvimento municipal. Para que ocorra a eficácia desses serviços, a qualificação dos agentes públicos se torna indispensável para atuação efetiva, transparente e participativa na gestão de órgãos públicos das diferentes esferas de governo, contribuindo para a competência dos serviços públicos prestados à sociedade.

Com sólida experiência em gestão e com uma equipe de consultores profissionais consolidados nas diferentes áreas administrativas, o INSTITUTO BRASIL, por meio de seu Núcleo de Gestão Pública, capacita gestores e servidores públicos para aumentar a eficácia, a eficiência e a efetividade dos órgãos de forma a atender o cliente de qualquer administração pública: o cidadão.

Por meio de capacitações, consultorias, assessorias e auditorias, o Instituto Brasil, com o objetivo de minimizar as dificuldades da administração, habilita os agentes públicos a executarem, de forma efetiva, atividades ligadas à administração municipal, como: processos de planejamento, organização e gerenciamento de projetos, implantação de instrumentos de controle e foco em resultados, que proporcionam a devida qualidade no desenvolvimento correto de suas funções.

 

ESTRATÉGIAS DE CAPACITAÇÃO

Nossos consultores focam as estratégias de capacitação em metodologias de planejamento e de gestão de projetos no setor público municipal. A gestão correta de projetos auxilia o administrador na prevenção de possíveis riscos que possam ameaçar o correto andamento desses projetos, além de proporcionar mais segurança às ações tomadas pelo gestor. Isso significa melhor utilização dos recursos públicos, além de proporcionar um acompanhamento estrutural e metodológico das ações, de forma a permitir um início e um término de projeto compatíveis com sua importância.

O Instituto Brasil desempenha serviços que consistem no acompanhamento das atividades inerentes à gestão municipal, orientando e analisando as decisões tomadas de acordo com os princípios de uma gestão qualificada.

 

SERVIÇOS

Serviços

Partindo dessas premissas, a entidade presta serviços que visam:

Diagnosticar a gestão;
Apoiar o bom planejamento do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA);
Dar suporte à gestão de políticas públicas, estabelecendo metas e encaminhando soluções para resolver problemas sociais nas mais diversas áreas, como educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente, visando à melhoria dos serviços prestados à população;
Gerir os recursos ordinários e vinculados, entre eles, os do ensino, do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e da saúde;
Capacitar os servidores para o fortalecimento do conhecimento da administração pública, ação que contribui para o desenvolvimento de competências, fornecendo aos servidores, oportunidade para desenvolver habilidades e atitudes para um melhor desempenho das suas atividades;
Implementar mecanismos que atendam ao sistema de controle interno, criando boas condições para que os gestores possam realizar com eficácia suas atividades, auxiliando-os no controle das movimentações de bens, na avaliação do cumprimento das metas orçamentárias, na comprovação da legalidade e na avaliação dos resultados;
Reestruturar a administração e revisar o Estatuto dos servidores e de planos de cargos e carreiras;
Realizar exames periódicos de atos administrativos, tais como processos licitatórios;
Efetuar levantamento e regularização de procedimentos e práticas para a identificação de bens tangíveis e intangíveis, com as respectivas metodologias de depreciação, amortização e exaustão;
Mensurar, avaliar e reavaliar o patrimônio do setor público;
Implementar metodologia para os arquivos técnicos;
Revisar a legislação tributária municipal, auxiliando os municípios na revisão e elaboração de seus códigos tributários, considerando os aspectos regionais, culturais e econômicos;
Defender em pareceres prévios e inspeções dos tribunais de contas, assegurando a transparência das ações governamentais e a transparência das gestões públicas, favorecendo o controle social das contas públicas;
Acompanhar diariamente a legislação vigente com comunicação de alterações aos clientes, por meio de boletim eletrônico;
Elaborar boletim técnico mensal com artigos de interesse da Administração Pública;
Promover cursos presenciais nas diversas áreas de gestão do setor público.

  

CURSOS E CAPACITAÇÕES

Cursos e Capacitações

 

• Treinamento SICONV
Com duração média de 16 horas/aula, o curso de capacitação do SICONV tem o objetivo de capacitar os participantes para atuarem no cadastramento e gestão de convênios com órgãos públicos federais; propiciar a prática de todo o processo de credenciamento, cadastramento, elaboração e inserção do projeto, execução e prestação de contas.

• Relacionamento Estratégico Institucional
Com duração média de 8 horas/aula, o curso de capacitação em Relacionamento Estratégico Institucional tem o objetivo de capacitar os funcionários públicos municipais a passar uma imagem positiva da administração à população atendida, utilizando as mais recentes técnicas de relacionamento interpessoal e atendimento ao público.

• Comunicação Institucional Estratégica
Com duração média de 8 horas/aula, o curso de capacitação em Comunicação Institucional Estratégica é voltado para o primeiro escalão da administração municipal (Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários Municipais), com objetivo de capacitar os dirigentes a estabelecer formas estratégicas de comunicação pública, de forma a cumprir eficazmente o princípio da "publicidade dos atos" no âmbito da Prefeitura Municipal.

• Oratória Efetiva
Com duração média de 8 horas/aula, o curso de capacitação em oratória busca qualificar os ocupantes de cargos estratégicos, com objetivo de capacitar esses representantes a falar em público com eficácia, sendo capazes de transmitir corretamente as informações necessárias em uma reunião, palestra ou audiência, transmitindo uma imagem positiva de seu trabalho e de sua equipe.

• Educomunicação
Com duração média de 8 horas/aula, o curso de capacitação em Educomunicação, voltado para professores e educadores municipais, tem o objetivo de apresentar as técnicas e tecnologias de Comunicação que podem ser utilizadas para auxiliar o processo de transferência de conhecimento na sala de aula, atualizando os profissionais sobre essas técnicas.

• Treinamento para Implantação de Assessoria de Comunicação
Treinamento completo na área de Comunicação Pública e Assessoria de Imprensa, incluindo Gestão Estratégica do setor e capacitação para os profissionais técnicos, com objetivo de iniciar os trabalhos profissionais de Assessoria de Comunicação em seu município. Este treinamento é intensivo, com média de 80 horas de duração e acompanhamento de consultoria especializada durante 03 meses após a conclusão do curso.

• Capacitação em Gestão para resultados municipais
A capacitação em Gestão para resultados municipais tem o objetivo de qualificar gestores públicos municipais a aplicar imediatamente metodologias de gestão focadas na obtenção de resultados e entregas a população. Com carga horária média de 16 horas, sendo 50% do tempo dedicado a aplicações práticas e estudo de casos relacionados à Gestão Pública Municipal.

• Pregão Presencial e Eletrônico
O curso Pregão Presencial e Eletrônico tem por objetivo apresentar e detalhar a modalidade de licitação denominada Pregão Presencial e Eletrônico, capacitando os participantes para o exercício e aperfeiçoamento no desempenho da atividade de Pregoeiro. O curso Pregão Presencial e Eletrônico é voltado para presidentes de comissão de licitação, advogados, servidores das áreas de compras, chefes da área de logística de órgãos e entidades federais, estaduais e municipais, bem como Fornecedores da Administração Pública.

• Processos licitatórios e desenvolvimento municipal
O curso tem como foco o desenvolvimento local a partir de compras governamentais, mensuração econômica acerca das vantagens de desenvolver instrumentos para que as compras sejam realizadas com fornecedores locais, diagnóstico de compras, planejamento de compras, cotação, escolha da modalidade mais adequada, pagamento antecipado, entre outros. O curso é destinado a todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública, como: advogados; engenheiros; administradores e economistas; pregoeiros e membros de equipes de apoio; membros de Comissões de Licitação; gerentes; gestores de contratos e demais agentes públicos envolvidos direta ou indiretamente nos procedimentos de licitação e contratos da Administração Pública.

• Compras diretas: dispensa e inexigibilidade
O curso visa apresentar aos participantes o conhecimento de que contratações públicas de obras, serviços, compras, alienações, concessões, permissões e locações, devem ser sempre precedidas de licitações. O curso irá capacitar os agentes públicos a contratar mediante o processo de Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, aplicando, dentre os princípios, o da Segurança Jurídica e da Motivação, observando o rito processual de maneira a não comprometer a execução do orçamento, observando, ainda, os princípios da economicidade e da eficiência no planejamento das compras governamentais sem o fracionamento da despesa, tão questionado pelos Órgãos de Controle, em especial o Tribunal de Contas da União – TCU.

• Licitação e Contratos Administrativos
O Curso tem como objetivo, capacitação básica e objetiva no desenvolvimento e participação em todas as práticas do processo de licitação, ampliando e aprimorando os conhecimentos sobre as etapas de elaboração de licitações, suas modalidades, tipos e contratos existentes nas legislações pertinentes. Trabalha a licitação e a contratação com a Administração Pública de forma objetiva, aplicando a teoria na prática, tanto no aspecto público quanto no privado.

• Sistema de Registro de Preços
O curso em Sistema de Registro de Preços busca capacitar os profissionais para a correta formalização e gestão da ata de registro de preços, proporcionando maior eficiência e segurança à Administração Pública; capacitar os profissionais para adesão à Ata de Registro de Preços, detalhando o procedimento mínimo à luz das orientações do TCU. Este curso busca permitir aos agentes públicos, principalmente os responsáveis pela área de compras, fiscais de contratos, controle interno, assessores jurídicos e demais profissionais envolvidos na licitação, uma visão prática do sistema de registro de preços e das contratações diretas, visando à correta formalização do processo de contratação.

• Contabilidade do Setor Público
Este curso trata a Contabilidade Aplicada com foco no planejamento e na execução orçamentária, focando a Lei 4.320/64, a Lei de Responsabilidade Fiscal, as normas Brasilieiras de Contabilidade aplicadas ao setor público (NBCT 16), conforme publicações do Conselho Federal de contabilidade e o Manual de Contabilidade aplicado ao setor público (MCASP) publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional - STN.

• Planejamento Público
Curso destinado ao aprendizado dos planos de governo que se relacionam com o Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento anual, de forma a capacitar os gestores e seus auxiliares à metodologia e métricas corretas.

• Controle Interno na Administração Pública
Este curso destina ao ensino de metodologia de controle interno a ser aplicada nos órgãos públicos, de forma prévia, concomitante e subsequente, em que não foca apenas o departamento de controladoria, mas também os departamentos diversos em que inter-relacionam diretamente com a metodologia criada.

 

GESTÃO DE PROJETOS E CONVÊNIOS

Na gestão de projetos e de convênios, o INSTITUTO BRASIL assegura o acompanhamento administrativo, financeiro, técnico e jurídico de elevada qualidade, sempre de acordo com os aspectos jurídicos relacionados a verbas públicas e/ou privadas.

Nossos profissionais possuem grande experiência em prestação de contas de recursos públicos, via SICONV, tendo ministrado treinamentos para diversas entidades. Além disso, possui um software de acompanhamento dos projetos, o que possibilita aos coordenadores ter conhecimento, em tempo real, do andamento do projeto.

Sendo uma entidade com capacidade de contratar com o Governo Federal, com o Governo Estadual bem como com a União Europeia, o INSTITUTO BRASIL está capacitado para orientar, dar consultorias e assumir a gestão de projetos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Onde Estamos

Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e de Gestão
Estratégica de Competências

Rua Padre Serafim, 243 – Bairro Centro – Viçosa – Minas Gerais
CEP: 36570-000 - Telefax: (31) 2595-0025 / 2595-0050
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.