CIDADANIA E PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL - PTTS
Portuguese English Spanish
Cadastre seu e-mail em nossa Newsletter e receba novidades e informações sobre o Instituto Brasil

Foto: www.lavras.mg.gov.br

O INSTITUTO BRASIL desenvolve serviços para os municípios em:

  • Realização de Diagnósticos Socioeconômico e Cultural;

  • Elaboração de Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS);

  • Realização de Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais e Avaliação Pós-Ocupação, observando os regulamentos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para Projetos de Habitação de Interesse Social.

EXPERIÊNCIA: Trabalhos Técnicos Sociais e assemelhados

O INSTITUTO BRASIL soma experiência em diversos trabalhos na área de habitação social, como: Realização de levantamentos de receitas qualificadas em municípios, visando à implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida, observando os regulamentos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal para Projetos de Habitação de Interesse Social; Execução de Trabalho Técnico Social; Serviços de cadastramento e levantamento socioeconômico; Desenvolvimento de ações e atividades de Mobilização e Comunicação, Participação Comunitária e Desenvolvimento Sócio-Organizativo, Empreendedorismo, Educação, Remoção e Reassentamento; Ações de articulação para a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural e reforma de casas em assentamentos da Reforma Agrária; Ações de articulação administrativa para a implantação do Projeto de Trabalho Técnico Social no Programa Minha Casa, Minha Vida em diversos municípios mineiros, além de outras ações em estudo para implementação.

Atividades Realizadas pela Equipe:

  • Elaboração de Projetos Sociais;
  • Acompanhamento social dos beneficiários com unidades habitacionais;
  • Articulação intersetorial e parcerias;
  • Identificação de perfil socioeconômico;
  • Realização de palestras, oficinas e de cursos profissionalizantes para os beneficiários.

Público-Alvo:

Beneficiários de Programas Habitacionais do PAC – Programa de Aceleração ao Crescimento e seus respectivos familiares.

Metodologia

O INSTITUTO BRASIL desenvolve os Projetos Técnicos Sociais em consonância com os princípios da Política Pública de Habitação, com a Portaria 21, de 22 de janeiro de 2014, publicada pelo Ministério das Cidades. Sua metodologia está orientada na teoria do Desenvolvimento Local Sustentável, num processo de desenvolvimento endógeno, ou seja, enfatiza a mobilização de recursos latentes no território local, privilegiando os esforços de dentro para fora, promovendo uma mudança gradativa de mentalidade e a descentralização do poder e da gestão de projetos por meio do estímulo à organização social, com o propósito de racionalizar os recursos públicos e adaptar os projetos às condições e necessidades do local.

 

CIDADANIA

Cidadania pode ser definida como um conjunto de direitos e deveres dos indivíduos perante a sociedade. O termo originado na Grécia se designou, primeiramente, aos direitos políticos dos cidadãos.

Ao longo do tempo, esses direitos, também definidos como direitos humanos, passaram a englobar os valores sociais. Para que haja igualdade na garantia desses direitos, é necessário que haja inclusão social, oferecendo oportunidades aos necessitados. Sendo caracterizado este compromisso ético de formulação de novas estratégias, conceitos e organizações que atendam às necessidades sociais de todos os tipos.

Seguindo esse pensamento, entendemos que, cada vez mais, devem ser procuradas maneiras que promovam ações de inclusão, cidadania e prevalência dos direitos humanos. A estabilidade de uma Nação depende da sua preocupação com as desigualdades sociais.

Com esta visão, apoiamos e executamos projetos como:
 

DE JOVEM PRÁ JOVEM: projeto de protagonismo juvenil, com foco no combate às drogas. Aprovado em primeiro lugar na Zona da Mata Mineira, em edital da Subsecretaria de Combate às Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

O Projeto contou com diversos parceiros institucionais, como Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Viçosa, Gruppo di Volontariato Civile – GVC (ONG italiana) e Casa dos Prefeitos (ligada à Universidade Federal de Viçosa). Realizou oito fóruns de debates e construção de competências e envolveu cerca de 2.500 jovens, direta e indiretamente. 


Onde Estamos

Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e de Gestão
Estratégica de Competências

Rua Padre Serafim, 243 – Bairro Centro – Viçosa – Minas Gerais
CEP: 36570-000 - Telefax: (31) 2595-0025 / 2595-0050
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.