ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL
Portuguese English Spanish
Cadastre seu e-mail em nossa Newsletter e receba novidades e informações sobre o Instituto Brasil

O INSTITUTO BRASIL credenciou-se, com sucesso, como entidade ATER. Isso quer dizer que estamos autorizados a participar de chamadas públicas do Governo para atender demandas de Assistência Técnica e Extensão Rural no País.

Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

Dessa forma, o INSTITUTO BRASIL vemtrabalhando paragerar um desenvolvimento sustentável e econômico para os agricultores familiares e assentados do nosso país. Com o projeto AGRIFAM, por exemplo, apoiamos a implementação de empreendimentos rurais sustentáveis na região do noroeste de Minas Gerais, beneficiando diversos agricultores familiares em 11 municípios.

Abaixo, veja alguns projetos ligados ao trabalho de ATER e Desenvolvimento Regional Sustentável:

• Vencedor do edital de chamamento público 003/2014, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para Fortalecimento da Aquicultura e Pesca no país, com objetivo de promover o fortalecimento do associativismo e cooperativismo pesqueiro e aquícola, por meio do apoio à organização socioeconômica e qualificação da gestão de entidades do setor. O projeto do Instituto Brasil obteve a segunda melhor avaliação do país (2014).
 
• Diagnóstico de aptidão agrícola em 31 assentamentos do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas Gerais, em parceria com o Gruppo di Volontariato Civile (GVC), entidade italiana de apoio à agricultura familiar, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado de Minas (FETRAF – MG) e o Instituto dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar (ITTAF) de Minas Gerais (julho e agosto de 2011).

• Implantação, em 31 assentamentos do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas Gerais, do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibiá, a IBIABIOCOOP e o Comitê Executivo do PROJETO AGRIFAM (1º de outubro de 2011 a 31 de março de 2012).

• Coordenação de projeto de comunicação rural com agricultores familiares de 111 municípios da Zona da Mata de Minas Gerais em ação contratada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

• Convênio de assistência técnica com a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (ABANORTE) para a realização do Diagnóstico da Fruticultura no Norte de Minas, com ênfase nas culturas do limão, das anonáceas e da banana.

• Convênio de assistência técnica com a COAGRO – Comércio de Produtos Agroindustriais e Florestais Ltda., para a realização de trabalhos de desenvolvimento da cultura do pinhão manso na agricultura familiar no norte de Minas Gerais.

• Contrato de prestação de serviços com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais para elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Projeto de Desenvolvimento Integrado das Cadeias de Produção de Óleo e Pecuária na Região Noroeste de Minas Gerais.

• Implantação de 90 Unidades Técnicas de Demonstração e Observação (UTDs) nos polos de produção de oleaginosas no Nordeste e Semiárido do Brasil, com o objetivo de transferir e de difundir tecnologia e conhecimento, em sistemas de produção de mamona e girassol da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Caixa Econômica Federal, atendendo a 4.000 agricultores familiares em sete estados brasileiros (2010 – 2011).

• Contrato de prestação de serviços com a PETROBRAS para realização de 45 dias de campo e 20 capacitações na área de agricultura familiar e geração de biocombustíveis nos estados de Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco e Ceará (2011).

Onde Estamos

Instituto Brasil de Estudos, Pesquisas e de Gestão
Estratégica de Competências

Rua Padre Serafim, 243 – Bairro Centro – Viçosa – Minas Gerais
CEP: 36570-000 - Telefax: (31) 2595-0025 / 2595-0050
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.